Glifosato é encontrado novamente em cereais infantis nos EUA

(Foto: Unsplash)

Testes encomendados pelo Environmental WorkingGroup (EWG) detectaram a presença de glifosato, ingrediente ativo do herbicida Roundup, em amostras de cereais populares à base de aveia para crianças, nos Estados Unidos.

Os produtos testados incluíram 10 amostras de diferentes tipos de Cheerios da General Mills e 18 amostras de diferentes produtos da marca Quaker da PepsiCo, incluindo farinha de aveia instantânea, cereais matinais e lanchonetes.

Das 28 amostras testadas, apenas duas não tinham resíduos do agrotóxico em níveis acima do considerado seguro para a saúde.

O nível mais alto de glifosato encontrado pelo laboratório foi de 2.837 ppb (Processo Produtivo Básico) no cereal matinal Quaker Oatmeal Squares, quase 18 vezes maior do que o considerado seguro para a saúde infantil pelo EWG.

Os resultados dos novos testes vêm dois meses após os primeiros testes do EWG terem encontrado glifosato em 43 amostras de cereais feitas com aveia cultivada convencionalmente e em cerca de um terço dos 16 produtos feitos com aveia orgânica.

Após a divulgação dos primeiros testes, a General Mills e a Quaker Oats Company disseram não haver motivo para preocupação porque os níveis de glifosato encontrados estavam dentro dos limites regulatórios estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).Os novos resultados são contrários as alegações das duas empresas.

** Com informações do Ciclo Vivo