Organizações criam petição contra agrotóxicos

(Foto: Divulgação)

Diversas organizações da sociedade lançaram a petição online #ChegadeAgrotóxicos, que tem como objetivo mobilizar a população para pressionar os legisladores a aprovarem o Projeto de Lei (PL) 6670/16, que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRa).

O projeto foi criado a partir de um documento elaborado por entidades e movimentos, como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Greenpeace Brasil.

A medida se baseia no Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara), criado em 2014 para assegurar a construção de um programa para redução do uso de agrotóxico nas lavouras, mas que nunca foi lançado pelo governo.

“Nossa proposta é a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA), que é composta por uma série de medidas que restringem os agrotóxicos e podem nos livrar do posto de maior consumidor de venenos do mundo”, afirma Carla Bueno, da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

A aprovação do PL 6670/16 irá pressionar os legisladores a barrarem o Projeto de Lei 6299/2002 de autoria do atual ministro da agricultura Blairo Maggi. Também conhecido como Pacote do Veneno, a proposta contém uma série de medidas para liberar ainda mais o uso de pesticidas no Brasil e revogar a atual lei de agrotóxicos.

Segundo uma pesquisa IBOPE encomendada pelo Greenpeace, 81% dos entrevistados consideram que a quantidade de agrotóxicos aplicados nas lavouras é “alta” ou “muito alta”.

Para assinar a petição, acesse: http://www.chegadeagrotoxicos.org.br