Alimentação

Livro traz receitas com peixes e frutos do mar de top chefs

A organização Oceana lançou hoje, em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, a edição digital em português do livro “A Proteína Perfeita”, com 40 receitas elaboradas com peixes e frutos do mar pelos melhores chefs do mundo. A publicação traz prato do brasileiro Alex Atala à base de algas, melancia, pepino e castanha de baru.

A iniciativa faz parte da campanha global “Salvar os Oceanos e Alimentar o Mundo” e apresenta quatro ações simples que podem ser adotadas pelas pessoas para ajudar a restaurar e proteger a abundância marítima. As propostas são:

  1. Coma mais peixes de espécies pequenas – as espécies de porte pequeno, como sardinha e anchoveta, apresentam alta concentração de ômega-3 e corre menos risco de armazenar toxinas.
  2. Evite peixes marinhos criados em cativeiros – a criação de peixes de espécies carnívoras, como o salmão, apresenta sérios problemas de sustentabilidade, pois na produção é necessário capturar outros peixes para alimentar os que estão em cativeiro. Estes, por sua vez, recebem altas doses de antibióticos.
  3. Posicione-se em favor de melhores políticas para os oceanos – participe de ações que incentivam a pesca mais sustentável. Uma petição online chamada Campanha da Lista Azul defende a adoção de planos de manejo para todas as pescarias em território nacional. Para participar, clique aqui.
  4. Divulgue esta ideia – incentive o debate sobre a conservação dos oceanos e mostre a importância deles para o planeta.
(Foto: Kjell van Sice/ divulgação Oceana)
(Foto: Kjell van Sice/ divulgação Oceana)

As versões do livro estão disponíveis exclusivamente no site da Amazon.com

Com informações da Oceana.