Anvisa propõe nova rotulagem de sódio e açúcar em produtos

(Foto: Reprodução Anvisa)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou uma proposta para alterar as informações nutricionais nos rótulos de alimentos.

O texto prevê a adoção de uma imagem de lupa para indicar a presença de alto teor de sódio, gordura saturada e açúcar, e facilitar a visualização e a identificação das informações.

Os três ingredientes foram selecionados com base no risco que oferecem à saúde e por estarem relacionados às principais doenças crônicas, como diabete e hipertensão.

(Foto: Divulgação Anvisa)

O novo modelo será levado a consulta pública e após a publicação no Diário Oficial, quem quiser contribuir terá o prazo de 45 dias.

Para as empresas, o prazo total de adequação será de 42 meses. A norma começa a valer após os 12 primeiros meses de sua publicação, mas os critérios para rotulagem serão mais brandos nos primeiros 30 meses. 

Para o Idec, a Anvisa avança em grande medida na adoção de um modelo que destaca o conteúdo excessivo de nutrientes que são prejudiciais à saúde. Contudo o instituto tem algumas ressalvas. 

“Ainda questionamos as evidências que levaram à decisão de escolha da lupa ao invés dos triângulos. Além disso, nos preocupa a exclusão da informação sobre a presença de adoçantes e o prazo muito extenso para a adequação das empresas”, destaca Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec. 

** Com informações do Idec