Bom Prato da Lapa adota menu vegetariano às segundas-feiras

(Foto: Divulgação)

O restaurante “Bom Prato da Lapa” passa a aderir à campanha mundial “Segunda sem Carne”, que incentiva a população a substituir uma vez por semana a carne animal por proteína vegetal. O objetivo da campanha é diminuir os impactos ambientais e orientar sobre a alimentação consciente. A unidade da Lapa, na zona oeste de São Paulo, é a terceira das 51 unidades do Programa Bom Prato a aderir ao projeto.

Nas outras duas unidades onde a Segunda Sem Carne já está implementada – Santo Amaro (zona sul da capital) e São Miguel Paulista (zona leste da capital) – o menu vegetariano também contou com mais de 90% de aprovação.

O Bom Prato da Lapa serve diariamente refeições subsidiadas – 300 cafés da manhã a R$0,50 e 1.600 almoços a R$1,00 – sendo que crianças até seis anos não pagam.

Somando as três unidades, já são servidas mais de 5.400 refeições com proteína vegetal – e não animal – toda segunda-feira, abrangendo três regiões da capital paulista.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, a campanha é uma oportunidade para que o público descubra novos sabores sem perda de qualidade e valores nutricionais. “Além disso é uma forma de atendermos aos objetivos do Desenvolvimento  Sustentável da ONU ao garantimos a segurança alimentar, a boa saúde, o respeito ao meio ambiente, o incentivo ao consumo consciente e ainda ajudarmos no combate às alterações climáticas”, afirmou.

Lançada em 2009 no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a Segunda Sem Carne foi criada nos Estados Unidos em 2003 e já está presente em cerca de 40 países. Na Inglaterra, tem como maior ícone o ex-Beatle Paul McCartney. A campanha propõe a melhoria de hábitos alimentares — pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta — convidando as pessoas a retirar as carnes e derivados do seu prato, pelo menos um dia por semana.