Cartilha ensina como aproveitar todo o alimento

(Foto: Freepik)

Docentes e nutricionistas da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Representante do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) lançaram a cartilha “Nada se perde, tudo se cozinha”, sobre o aproveitamento de alimentos.

Com o material, os autores pretendem facilitar o acesso a informação, “orientado pelas necessidades dos camponeses e pela relação entre saberes populares e conhecimento técnico-científico”, e garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional.

A cartilha ensina boas práticas de fabricação, a técnica de branqueamento, receitas à base de frutas, hortaliças e de leite, ainda apresenta produtos elaborados a partir da gordura do leite e rotulagem de alimentos.

A lista de alimentos inclui abacate, banana, goiaba, abóbora, manga, abobrinha e  berinjela. Entre as receitas estão: rocambole de batata inglesa, sequilho de batata doce, polvilho doce, bolo de aipim, lasanha de abobrinha e doce de mamão verde com coco.

A UFBA e o MPA afirmam que, com a pandemia de Covid-19, surgiu a necessidade de processar os alimentos para diversificar seus usos, aumentar seu tempo de validade e ampliar a exploração do seu potencial de venda.

Clique aqui para fazer o download da cartilha.