Consumidores de orgânicos têm uma dieta melhor, aponta pesquisa

(Foto: Freepik)

Novo estudo do Instituto Nacional de Pesquisa Agrônoma (INRA), da França, mostra que grandes consumidores de produtos orgânicos têm uma dieta mais alinhada com as recomendações nutricionais.

A pesquisa avaliou os hábitos de 29 mil adultos em 2014 como parte do projeto francês BioNutriNet, que avalia as dimensões nutricionais, ambientais, econômicas e toxicológicas de uma dieta orgânica.

Em comparação com pessoas que não consomem orgânicos, os consumidores de produtos sem agrotóxicos comem mais plantas, 51% come menos carne vermelha e 38% menos laticínios.

Além disso, o consumo de energia também é significativamente maior. Um consumidor de produtos convencionais ingere 2.115 calorias (kcal) por dia, enquanto os de orgânicos, 2.040 kcal/dia.

Em relação aos impactos ao meio ambiente, os orgânicos produzem menos gases de efeito estufa e também requer menos energia primária.

Os orgânicos também são menos expostos a resíduos de pesticidas, com uma diferença de 23 a 100% dependendo das moléculas, e uma média de menos 40%.

** Com informações do Fresh Plaza