Desafio #21DiasSemCarne

(Foto: Imagens do Instagram da Campanha/ Reprodução)

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lança a campanha desafio #21DiasSemCarne. A entidade recebeu, sem surpresa, a notícia do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o efeito nocivo de produtos cárneos como bacon, salsicha e lingüiça para a saúde humana. Os estudos que associam o consumo de carne ao maior risco de câncer são antigos e bem conhecidos. O processo de formação de compostos cancerígenos pelo contato da carne (tecidos animais) com o calor, assim como a presença de elementos de conservação de diversos produtos cárneos é bastante documentado na literatura científica.

Diante da sensibilização causada pela divulgação do relatório, a SVB convida todos aqueles que quiserem fazer a diferença para a sua saúde, para os animais e para o meio ambiente, a participar do desafio #21DiasSemCarne, descobrindo novos sabores, e juntando-se aos 16 milhões de brasileiros que já adotam o vegetarianismo por um mundo melhor.

Como participar

O Desafio 21 Dias Sem Carne tem regras muito simples: se inscrever no site www.desafio21diassemcarne.com com o endereço de e-mail. Além de um vídeo introdutório sobre o assunto, o participante recebe receitas, informações e dicas diárias de nutricionistas e especialistas durante o desafio, que pode ser começado em qualquer dia.

O participante também desafia outros três amigos a passar 21 dias sem nenhum tipo de carne ou produtos de origem animal, fazendo posts sobre a experiência nas redes sociais com a hashtag #21DiasSemCarne.

Ao completar o desafio, você já terá economizado:

  • 47.628 L de água: Isso é equivalente a mais de 1 ano de banhos diários

*Considerando um consumo médio de 120 L por dia de banho. Segundo dados da National Geographic, um vegano consome 60% menos água do que uma pessoa com uma dieta a base de carne.

  • 420 Kg de grãos: Isso é suficiente para alimentar 2 veganos durante 1 ano. Levando-se em conta a quantidade de grãos necessária para produzir carne e outros alimentos para uma pessoa com alimentação a base de carne (907 kg) e a quantidade necessária de grãos para alimentar um vegano (181 kg) por ano.

*(M.E. Ensminger, former chair of the Animal Sciences Department, Washington State University.).
**No caso de países onde o gado se alimenta de pasto, a conta é equivalente considerando o espaço de terra necessário para produzir 1kg de carne ser muito maior do necessário para produzir 1kg de grãos.

  • 56 m² de floresta desmatada: Isso é equivalente a derrubar 3 árvores. A Amazônia tem cerca de 500 árvores a cada 1 hectare. Isso estimula processos de desertificação de solo, extinção de espécies, aquecimento global e falta d’água.
  • 189 Kg de CO2: Isso é equivalente a dirigir até o México de carro a gasolina. Tendo em vista que 1km percorrido com um carro pequeno a gasolina emite 0,135 kg de CO2.