FAO e OPAS abrem edital para projetos de alimentação saudável

(Foto: Pixabay)

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) abriram um edital para selecionar os projetos que podem fazer a diferença nos sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis da América Latina e do Caribe.

As práticas serão avaliadas em oito critérios: Respeito ao Direito Humano à alimentação adequada; contribuição para um sistema alimentar sustentável, equitativo e inclusivo; para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; possibilidade de replicação em nível nacional, regional e internacional; contribuição para combater as mudanças climáticas; promoção da igualdade de gênero; abordagem sistêmica e a contribuição dos povos indígenas e afrodescendentes.

As iniciativas escolhidas serão apresentadas no Simpósio Regional sobre Sistemas Alimentares para uma Alimentação Saudável, que acontecerá nos dias 05 e 06 de setembro em El Salvador.

Segundo a FAO e a OPAS, as mudanças nos sistemas alimentares estão entre as causas da obesidade na região e afeta 140 milhões de pessoas. Por isso são necessários projetos com capacidade de transformar o modo como produzimos e consumimos os alimentos.

As inscrições vão até o dia 21 de julho pelo site: http://plataformacelac.org/experiencias