Hambúrguer vegetariano da Embrapa chega ao mercado

(Foto: Sottile Alimentos)

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a empresa carioca Sottile Alimentos, lançou oficialmente seu hambúrguer vegetariano feito com fibra de caju, no Rio de Janeiro.

O novo hambúrguer é feito com fibra de caju, proteína de soja, cebola, tomate, pimentão, corante natural, temperos e características sensoriais assemelhadas ao hambúrguer de carne animal.

As fibras usadas no preparo do alimento são extraídas do bagaço do caju, gerado pela indústria do suco da fruta do Ceará, estado que já aproveitava o bagaço para a produção de hambúrguer, mas com baixo teor de proteína.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2017, o Brasil produziu quase 60 mil toneladas de caju, sendo que 75% correspondem à fibra após o aproveitamento do suco e da castanha.

Segundo a pesquisadora da Embrapa, Janice Lima, foram realizados testes com a adição de outras fontes de proteína, como a texturizada de soja, para ter menos gosto de caju e para ficar com uma textura mais agradável.

Com o lançamento, a Embrapa pretende oferecer mais uma opção de alimento, já que a produção de produtos com proteína vegetal pode ser menos onerosa que a proteína animal.

Além do hambúrguer, também são produzidos coxinhas, nuggets, kaftas e bolinhos vegetarianos, como o Siriju, bolinho similar ao feito com siri, mas feito somente com ingredientes vegetais.