Hoje é dia do sorvete! Conheça os benefícios dessa delícia para a saúde

(Foto: Reprodução)

Picolé, sundae, milk shake ou acompanhamento de qualquer doce,  o sorvete é uma das sobremesas favoritas dos brasileiros e uma ótima escolha para se refrescar nos dias de calor.

O que muitas pessoas não sabem é que o sorvete traz diversos benefícios para a saúde, como: proteínas, cálcio, fibras, fósforo, sete vitaminas diferentes (A, B1, B2, B6, C, D, K) e outros minerais, dependendo da sua composição. Além disso, é uma fonte de energia e é utilizado como analgésico na recuperação de pessoas com dificuldades para se alimentar.

A receita indicada como mais saudável, por não apresentar gordura e ter uma taxa calórica baixa, é o sorvete a base de água e de frutas, que pode ser consumido também por pessoas intolerantes a lactose, diabéticos e com restrição alimentar.

Já o sorvete de massa e ao leite é composto por gordura trans ou saturada, e quando consumido em excesso pode causar doenças crônicas, como as cardiovasculares.

O melhor é que o sorvete a base de frutas, pode ser feito em casa. Escolha uma fruta, bata no liquidificador e leve ao freezer. Dica: dê preferência às frutas orgânicas, que não apresentam agrotóxicos, concentram mais vitaminas e minerais.

Nossa blogueira Lara Natacci, da DietNet, dá uma dica de sorvete nutritivo. Veja o vídeo: