Mais da metade dos brasileiros desperdiça alimentos

(Foto: Pixabay)

Cerca de 61% dos brasileiros têm o hábito de jogar comida fora em perfeitas condições de consumo no lixo, pelo menos uma vez por semana, revela pesquisa da Edelman a pedido da Unilever.

O estudo avalia os hábitos alimentares no desperdício doméstico no Brasil, nos Estados Unidos e na Argentina, e foram entrevistados, por telefone, 4 mil americanos, 1 mil brasileiros e 1 mil argentinos, com idades entre 18 e 64 anos.

Os motivos para o descarte no Brasil são variados, como a falta de planejamento na hora de fazer as compras, a armazenagem incorreta e o costume de colocar alimentos em excesso no prato. Os alimentos mais descartados são: saladas (74%), vegetais (73%) e frutas (73%).

Apesar de 77% dos entrevistados responderam que nunca ou raramente desperdiçam comida, 61% assumem jogar um ou dois alimentos no lixo semanalmente e 49% fazem isso todos os dias.

Segundo o estudo, a maioria da população é vítima da “cegueira na geladeira”, fenômeno que acontece quando a pessoa não vê o que comer mesmo quando já tem em casa os ingredientes em perfeitas condições de uso. Entre as razões para a “cegueira” estão: a falta de tempo, pouca criatividade, falta de informação e comodismo.

Para 86% dos americanos e 81% dos brasileiros, a cegueira se manifesta na falta de inspiração para cozinhar.

Em relação a data de validade, 83% dos brasileiros descartam comida com base na data das embalagens, enquanto apenas 62% dos americanos e 46% dos argentinos se preocupam com a validade.

** Com informações do Ecycle