Número de pessoas vegetarianas cresce no Brasil

(Foto: Freepik)

Cerca de 22 milhões de brasileiros com mais de 16 anos, 14% da população, se consideram vegetarianos, revela nova pesquisa do IBOPE Inteligência.

Desde 2012, o índice cresceu de 8% para 12%. Apenas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro o percentual sobe para 16%, o que representa 30 milhões de brasileiros.

A pesquisa também mostrou o crescimento rápido por produtos veganos em geral. 55% dos entrevistados afirmaram que consumiriam mais produtos sem ingredientes de origem animal se estivessem melhor indicados nas embalagens ou se o preço fosse equivalente aos produtos que estão acostumados a consumir. Nas capitais, o índice sobe para 65%.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o crescimento rápido do interesse da população refletem a preocupação dos consumidores em ter uma alimentação mais saudável, sustentável e ética, e pela conscientização sobre como os seus hábitos impactam o meio ambiente.

Dentre as preocupações estão o impacto ambiental negativo da pecuária e a indignação com as condições de vida impostas aos animais usados nos processos de produção.

Para o presidente da SVB, Ricardo Laurino, “o vegetarianismo está deixando de ser uma escolha de uma parcela restrita da população, para rapidamente ocupar posição central na mesa dos brasileiros”.

** Com informações da SVB