OMS

OMS lança campanha mundial por segurança alimentar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou campanha para todo ano de 2015 com o tema “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”, incentivando o consumo de alimentos seguros, a alimentação saudável e a prática de atividades físicas juntos. Consumir alimentos orgânicos, naturais e de boa qualidade e quais os benefícios para a saúde são as bases da missão do Organics News Brasil.

dms2015_site

Os alimentos não seguros – que contém bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas prejudiciais à saúde – causam mais de 200 doenças – que vão desde diarreia ao câncer.

A globalização tem provocado crescente demanda dos consumidores por uma ampla variedade de alimentos, nem sempre com a segurança alimentar.

Há vários estudos que comprovam que os micro-organismos estão mais resistentes na agricultura, particularmente na produção animal e na piscicultura. Em maio de 2015, a OMS apresentará um plano global de ações na Assembleia Mundial da Saúde para a resolução do crescente problema de resistência antimicrobiana. Todos sabemos que os alimentos saudáveis são a chave para uma boa saúde, por isso a OMS quer que os governos avaliem a segurança das novas tecnologias utilizadas na produção de alimentos, tais como a modificação genética e nanotecnologia; com o uso da Rede Internacional de Autoridades em Segurança Alimentar (INFOSAN) para compartilhar rapidamente as informações durante emergências de segurança alimentar; e promover programas sistemáticos de prevenção e consciência, através das Cinco Chaves para uma alimentação mais segura e outros materiais informativos.

1- Mantenha a limpeza para evitar contaminação

2- Separe os alimentos crus dos cozidos

3- Cozinhe bem os alimentos para matar microorganismos

4- Mantenha a temperatura ideal para evitar proliferação de microorganismos

5- Use água e matérias-primas seguras

Faça a sua parte e cobre do poder público ações que garantam a segurança alimentar.