Saiba como montar uma lancheira saudável para as crianças

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

Com o começo das aulas, muitos pais optam por fazer a lancheira do filho, o que pode ser um desafio para fazer as escolhas certas.

Segundo a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Patrícia Citelli Berger, é importante que a lancheira seja recheada de lanches saudáveis, atrativos, nutritivos e rápidos de preparar, equilibrando fontes de proteína, vitaminas, fibras e minerais, carboidrato e líquidos.

O ideal é tornar a preparação da lancheira uma atividade divertida para as crianças, as envolvendo na montagem. Desta forma, além de estimular a alimentação saudável, desperta o interesse pelo alimento que elas irão ingerir.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para montar a lancheira ideal para a criançada:

  1. Abuse das frutas: Incluir frutas garante uma boa oferta de nutrientes para o corpo. Opte por alimentos práticos, como maçã, banana, pera, uva e morango, que devem ser enviadas lavadas e secas, de preferência em potes vedados. Uma dica bem legal é aproveitar as frutas da estação, que além de serem mais saborosas, também apresentam melhor custo.
  2. Não se esqueça da hidratação:É importante incentivar o consumo de líquidos, principalmente de água. Também é uma boa opção sucos naturais e livres de conservantes, sódio e açúcar.
  3. Prefira alimentos integrais:Pães ou biscoitos integrais, multigrãos, de arroz, mandioca, cenoura ou de milho são mais saudáveis do que os pães brancos, bisnaguinhas, bolachas recheadas e salgadinhos. Os pães podem ser preparados com ricota, queijo tipo cottage ou cream-cheese como base.
  4. Petiscos são atrativos: Queijos em cubos, tomate cereja e cenouras baby podem ser levados em um pote ou em formato de espetinho. Também são boas opções os biscoitos de polvilho, frutas desidratadas e mix de castanhas e cereais sem açúcar.
  5. Deixe a lancheira divertida: Use diferentes alimentospara fazer alimentos divertidos, como sanduíches com carinha ou em formato de personagens que as crianças gostam.

Outra dica importante é comprar uma lancheira térmica, assim os alimentos permanecem com uma temperatura agradável para o consumo.