São Paulo lança programa de combate ao desperdício de alimentos

(Foto: Caleb Stokes/ Unsplash)

A prefeitura de São Paulo criou o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, que pretende reduzir o desperdício e evitar que alimentos terminem em aterros.

A iniciativa coletará alimentos em feiras livres e mercados municipais, que estão em boas condições de consumo e que seriam descartados por não ter valor comercial, para alimentar pessoas carentes.

Durante a fase de testes em dois mercados e sete feiras da capital, 110 toneladas foram enviadas para entidades cadastradas no banco de alimentos da prefeitura.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, afirmou que o programa será expandido para 100 feiras e ampliar “significativamente a quantidade de entidades que vão ser beneficiadas”.

O programa deve ter o alcance ampliado após essa segunda etapa, segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Aline Cardoso. 

“A cidade de São Paulo tem 800 feiras, o potencial desse programa é gigantesco. Se num piloto chegamos a distribuir 110 toneladas, ampliando poderemos chegar a milhares de toneladas”.

** Com informações da Agência Brasil