SVB lança campanha para incentivar adesão ao veganismo

(Foto: Divulgação)

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lança a campanha “Abril Vegano – Dê o primeiro passo para o veganismo”, que apresenta os benefícios da dieta 100% vegetal e incentivará a transição nutricional.

O veganismo é um movimento em que as pessoas não utilizam nenhum produto de origem animal, seja para alimentação, vestuário ou outras finalidades.

A adesão ao veganismo pode ter vários motivos, como não compactuar com a exploração, o confinamento e o abate de animais. Segundo a SVB, mais de 10 mil animais terrestres são abatidos por minuto no Brasil para produzir carnes, leite e ovos.

Outro fator apontado são os efeitos positivos para a saúde com o maior consumo de uso de produtos de origem vegetal e restrição de produtos de origem animal, como apontado por diversos estudos científicos.

O veganismo também tem benefícios ambientais e sociais. Cerca de 14,5% das emissões de gases do efeito estufa geradas pelas atividades humanas têm origem no setor pecuário, de acordo com a ONU. A produção de alimentos por meio da pecuária também contribui significativamente para o desperdício global de alimentos.

A Sociedade Vegetariana Brasileira disponibiliza vários materiais gratuitos e online para ajudar as pessoas interessadas a se tornarem vegetarianas: https://sites.svb.org.br/abrilvegano/