IBOPE divulga pesquisa inédita sobre transgênicos

(Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (29), o IBOPE Conecta divulgou os resultados de um levantamento inédito, encomendado pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), sobre o consumo de alimentos transgênicos no cotidiano dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados responderam corretamente o que é um alimento transgênico, 73% afirmaram que já consumiu algum produto com o ingrediente, 27% disseram que não consomem ou não souberam responder e 59% se mostraram abertos ao consumo deste alimento.

Porém a relação entre estes produtos e a aplicação do conhecimento científico no agronegócio ainda não está clara para a população. Embora para 84% dos entrevistados a ciência contribui para a cura de doenças e 51% entendem sua importância para o desenvolvimento de novos medicamentos, apenas 23% das pessoas acreditam que o conhecimento científico auxilia na produção de alimentos e 44% que estes ingredientes são pouco testados.

A pesquisa também revelou a deficiência de informação sobre conceitos básicos biológicos. Enquanto a maioria dos entrevistados sabe que consome vitaminas, minerais, carboidratos, gordura e fibras, 73% se mostraram preocupados com o consumo de DNA, o que é um equívoco já que todos os seres vivos possuem DNA, independentemente se forem transgênicos ou não. Apenas 17% sabem que também ingerem DNA.

O estudo foi realizado com 2011 homens e mulheres com faixa etária superior a 18 anos, das classes A, B e C, pela plataforma Conecta do IBOPE Inteligência em todo o país.

** Com informações do IBGE Conecta