Você sabe quais alimentos são nutritivos para boa saúde no dia a dia?

(Foto: Reprodução/ Internet)

A alface, rúcula e acelga são ricos em fibras e vitaminas C e outros nutrientes. Já as crucíferas, como a couve-flor, o brócolis e a couve manteiga podem estimular gene com função anticancerígena. Eles também são ricos em fibras, minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e selênio, e vitaminas E, K e C. Já as oleaginosas são ricas em gorduras boas, aliadas do coração, e ainda têm ação antioxidante. Os cereais integrais são ricos em fibras, o que contribui para o melhor trânsito intestinal e proporciona saciedade. O azeite protege o coração e o cérebro, enquanto o peixe e as aves contam com menor quantidade de gorduras saturadas e são uma ótima fonte de proteínas, aliadas dos músculos.

O vinho também é uma boa opção para a saúde, pois tem o resveratrol, substância antioxidante. Além disso, o álcool é um vasodilatador e diminui o processo de aterosclerose e de doenças neurodegenerativas. Lembrando que acima de 15 gramas de álcool por dia aumenta a taxa de mortalidade. Consuma no máximo de uma a duas taças de vinho tinto por dia.

As frutas vermelhas, especialmente o mirtilo, rica em antioxidantes de fenóis como antocianinas, elagitanino ou ácido elágico que tem mostrado, em estudos, benefícios contra doenças como controle do diabetes, proteção da função cognitiva do cérebro e saúde cardiovascular.