ANVISA não faz fiscalização do uso de agrotóxicos e compromete segurança alimentar

O Organics News Brasil tem uma seção sobre denúncias, os malefícios do agrotóxico e a falta de segurança alimentar no Brasil. Neste domingo (4), o  jornal Folha de S.Paulo noticia que é quase nula a fiscalização sobre o uso de agrotóxico…

A matéria aponta que na CEAGESP, entreposto em São Paulo, o maior da América Latina, por onde passa 1/3 de toda produção de alimentos do país, só dois tipos bananas foram analisadas pela ANVISA no ano passado.

Oi??!!!  É IMPOSSÍVEL ser conivente com isso. Estamos falando da saúde dos brasileiros. Da minha, da sua, da sua de seus pais e seus filhos.

No site do Ministério da Agricultura lê-se sobre a fiscalização:

“A fiscalização federal de agrotóxicos é coordenada pela Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins – CGAA/DFIA/SDA-MAPA. Anualmente, são estabelecidas metas para a realização da fiscalização de acordo com o estipulado no Plano Plurianual – PPA. Essas metas abrangem a fiscalização de estabelecimentos de produção/importação/exportação, produtos, coleta de amostras, estações credenciadas de pesquisa, entre outras atividades.
De acordo com o art. 9º, da Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, cabe a União legislar sobre a produção, registro, comércio interestadual, exportação, importação, transporte, classificação e controle tecnológico e toxicológico; controlar e fiscalizar os estabelecimentos de produção, importação e exportação; analisar os produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, nacionais e importados; e controlar e fiscalizar a produção, a exportação e a importação.”

E um relatório, de 2012, dá vontade de jogar fora o que se comprou na feira livre…

Mais do que defender produtor orgânicos, temos que defender a segurança alimentar de TODOS OS ALIMENTOS.

Segundo apuração da Folha de S.Paulo, 48 amostras coletadas pela ANVISA em 2014, em SP, foram satisfatórias, mas em supermercados acharam 31% em desconformidade com a legislação. Ah, é de esperar que boa parte desses 31% passaram pela CEAGESP. Então, os números mostram que fiscalização é uma embromação.

campanha contra agrot