Brasileiros criam cabine de proteção contra Covid-19

(Foto: Reprodução Instituto Transire)

O Instituto Transire, da Zona Franca de Manaus, desenvolveu uma cabine capaz de proteger e “absorver” o Covid-19 e limpar o ar. Até o momento, o vírus já atingiu mais de 28 mil pessoas e matou 1.736 no Brasil.

A cabine é composta por uma cápsula protetora feita de capa de vinil transparente, com exaustor agregado no alto da cápsula para “absorver o vírus”.

O equipamento começou a ser usado pela empresa de assistência médica Samel no tratamento dos pacientes com Covid-19 internados por dificuldade respiratória.

“Essa estrutura viabiliza o monitoramento, a alimentação, medicação do paciente sem o contato direto da equipe médica, reduzindo drasticamente a chance de contágio e ajudando no controle do combate à Covid-19 com mais segurança”.

O equipamento foi aprovado pelo Governo do Amazonas, que pretende incluir a iniciativa na rede pública de saúde. O Estado tem 1.554 casos confirmados de Covid-19 e é o quinto com o maior número de mortes no país, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará.

A equipe do Instituto Transire disponibilizou em seu site um passo a passo sobre como fazer esse equipamento: https://www.institutotransire.org.br/covid19cabineprotecao/