Brasileiros descobrem remédio com 94% de eficácia contra Covid-19

(Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado)

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, anunciou que cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP), descobriram um medicamento que apresenta 94% de eficácia contra o Covid-19. O índice é similar ao obtido com a cloroquina.

“Temos boas perspectivas que os resultados dessa pesquisa possam ser positivos e assim poderemos ajudar não só o Brasil, como outros países no combate à Covid-19”, disse o ministro.

Os cientistas testaram 2 mil medicamentos com o uso de computador e inteligência artificial para analisar a interação com as enzimas responsáveis pela replicação do vírus. Apenas seis foram selecionados para o teste in vitro e um deles apresentou resultado promissor após 48 horas. O medicamento foi aprovado para testes clínicos com pacientes infectados.

Segundo os pesquisadores, os testes devem durar quatro semanas e vão avaliar se o sucesso da pesquisa também ocorre em humanos, o que seria um grande avanço na luta contra Covid-19.

Eles ressaltaram o medicamento em questão é economicamente acessível no Brasil, é comumente utilizado por pessoas de diversos perfis, inclusive está disponível em formulação pediátrica, e é bem tolerado no geral.

Os outros medicamentos que participam dos testes in vitro ainda não estão descartados pelos pesquisadores e continuarão sendo avaliados.