Diretora Executiva da IFOAM diz que momento é de ouvir cientistas

(Foto: © Louise Luttikholt)

A Diretora Executiva da IFOAM – Organics International, Louise Luttikholt, afirma que sua expectativa é de que a sociedade continue a ouvir a ciência sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e combater a mudança climática.

A reflexão foi divulgada em uma carta aberta em que Luttikholt comenta o atual momento global causado pelo Coronavírus.

“Agora, em uma época em que muitos de nós estão passando por uma desaceleração na vida, me dá esperança pensar que todos nós podemos viver dentro dos limites do planeta. Juntos, podemos fazer escolhas que não irão nos prejudicar e, no entanto, facilitar uma melhoria nas condições de vida das famílias que vivem na pobreza”, afirmou.

Luttikholt ainda confirmou a realização da reunião mundial do movimento orgânico, o Congresso Mundial Orgânico (OWC), previsto para os dias 21 e 27 de setembro em Rennes, na França.

Leia a carta na íntegra abaixo:

Queridos leitores,

Você me encontra escrevendo de casa, a uma distância cuidadosa dos colegas da IFOAM – Organics International e de meus contatos sociais. Ao mesmo tempo, porém, sinto-me muito (inter) conectado ao movimento orgânico global e à nossa terra. E, graças à tecnologia moderna, muitos de nós podem se comunicar virtualmente, o que pode ajudar emocional e profissionalmente a superar a distância imposta.

Para mim, este também é um momento de reflexão. Pensei no que é realmente importante na vida e também em como focar no que podemos influenciar diretamente para contribuir para mudanças impactantes. Tempos de crises como esses geralmente nos ajudam a perceber a importância de sistemas alimentares vibrantes e sustentáveis ​​(locais) e das mulheres e homens que continuam trabalhando para garantir que não soframos fome.

Observo que autoridades e cidadãos estão seguindo conselhos de cientistas sobre como agir, se comportar, o que fazer e o que não fazer. As pessoas estão evitando viagens, reuniões, compras e atividades de lazer para se protegerem, a seus entes queridos e a si mesmos.

Espero que continuemos a ouvir a ciência no que diz respeito ao estado de nossos solos, biodiversidade e mudanças climáticas. Agora, em uma época em que muitos de nós estão passando por uma desaceleração na vida, me dá esperança pensar que todos nós podemos viver dentro dos limites do planeta. Juntos, podemos fazer escolhas que não irão nos prejudicar e, no entanto, facilitar uma melhoria nas condições de vida das famílias que vivem na pobreza.

Como você deve saber, juntamente com nossos parceiros franceses, estamos nos preparando para a reunião mundial do movimento orgânico, o Congresso Mundial Orgânico (OWC), previsto para os dias 21 e 27 de setembro em Rennes, França. Tivemos várias perguntas sobre como estão as coisas, conforme o COVID-19.

Nesta fase, as informações oficiais disponíveis não justificam o adiamento ou cancelamento do OWC. Dito isto, as circunstâncias excepcionais que enfrentamos agora e a incerteza sobre como as coisas vão progredir significam que examinaremos outras opções para o OWC. Esperamos entrar em contato com você em meados de abril para atualizá-lo sobre possíveis alterações no formato do OWC. Obviamente, adiaremos o prazo para o registro antecipado de aves.

Enquanto isso, continuaremos trabalhando em direção à verdadeira sustentabilidade na agricultura, inspirada nos Princípios da Agricultura Orgânica , ecologia, saúde, justiça e cuidado.

Desejo a você, sua família e colegas, paz e boa saúde.

Fique seguro,

Louise Luttikholt

Diretora Executiva da IFOAM – Organics International