Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Hoje – 27 de julho –  é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A data marca a conscientização sobre a importância da segurança e a luta dos trabalhadores para melhores condições de trabalho.

O Brasil foi o primeiro país a ter serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho, implantado em 1972 para empresas com mais de 100 funcionários.

É considerado acidente do trabalho aquele que acontece durante o serviço, no trajeto entre a residência e o local de trabalho e vice-versa, de condição permanente ou temporária.

Segurança do Trabalho 2

Segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, que inclui apenas trabalhadores com registro em carteira, em 2013, no Brasil, foram registrados 717.911 acidentes, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes.No mundo, cerca de 2,34 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trabalho e doenças relacionados ao ofício, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

As empresas são responsáveis por fornecer equipamentos de segurança individual e coletivo (EPI e EPC), exigir e fiscalizar o uso correto; e dar condições seguras de trabalho para os funcionários. E os trabalhadores têm a responsabilidade de seguir as normas para garantir um ambiente de trabalho seguro.

Saiba mais sobre as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho em: http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm