Dourados (MS) ganha feira de orgânicos em setembro

A partir do dia 1º de setembro, o Parque dos Ipês, na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul, terá uma feira de produtos orgânicos e agroecológicos, todas as terças-feiras. O objetivo é promover a alimentação saudável e o consumo de produtos orgânicos.

Recentemente, a prefeitura de Dourados, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes), ampliou a oferta de alimentos orgânicos e produtos da agricultura familiar, além de viabilizar a comercialização de produtos do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), programa desenvolvido com o Sebrae/MS para criar hortas na cidade.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A preocupação com a saúde foi responsável por incentivar a mudança de hábitos.

E os números são alarmantes: de acordo com dados da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o uso de pesticidas no Brasil cresceu 288% entre 2000 e 2012, tornando se o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, desde 2009.  Já os dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) apontam que há 13 casos de intoxicação e/ou envenenamento através de alimentos contaminados por agrotóxicos por dia.