Falta de vitaminas pode causar enxaqueca, revela pesquisa

(Foto: Freepik)

A neurologista norte-americana Suzanne Hagler descobriu que a maioria das pessoas com enxaquecas também apresentam baixos níveis de vitamina D e B2 (riboflavina) e de coenzima Q10, que cai com o envelhecimento e é reposto pela alimentação.

A pesquisadora, que trabalha no Hospital de Cincinnati, nos Estados Unidos, conduziu o estudo comparando déficits de vitaminas específicas e crises de enxaqueca, após notar crianças e adolescentes pacientes do hospital com diferentes tipos de dor de cabeça.

De todos os pacientes com enxaqueca, as meninas tinham mais probabilidade de apresentar deficiência da coenzima Q10. As mulheres são três vezes mais afetadas pela doença do que os homens. Já os garotos apresentaram níveis mais baixos de vitamina D.

A relação entre a dor de cabeça e a falta dessas substâncias no organismo variam. A enxaqueca crônica, que ocorre por mais de 14 dias por mês, estava associada com a queda de vitamina B2 e na Q10. A enxaqueca episódica (que pode durar até 72h) não tem uma ligação muito forte com os nutrientes.

O uso de suplementos de vitaminas ainda não teve resultados claros para prevenir as crises.

** Com informações da Super Interessante