Governo destina R$11,2 milhões para ações de combate ao Coronavírus

(Foto: Pixabay)

O presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória (MP) que autoriza o repasse de R$11.287.803,00 ao Ministério da Defesa, para implementar ações de emergência de saúde pública por Coronavírus.

A MP foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10) e já está em vigor. De acordo com o texto, o valor foi retirado de uma reserva de contingência do orçamento do governo.

A medida integra um plano do governo de prevenção a doença. Na última quinta-feira (06), Bolsonaro sancionou a lei que determina as regras para quarentena e medidas de enfrentamento ao coronavírus. A proposta enviada ao Legislativo no dia 04 de fevereiro, foi aprovada no mesmo dia na Câmara dos Deputados e, no dia seguinte, pelo Senado.

O governo desenvolveu a proposta após brasileiros pedirem ajuda para sair da cidade chinesa de Wuhan, onde teve início a epidemia de Coronavírus, e retornar ao Brasil. O governo argumentou que precisava criar uma nova lei para trazer as pessoas e submetê-las a um período de quarentena.

O grupo de 58 pessoas, sendo 34 repatriados e 24 tripulantes, chegou a Base Aérea de Anápolis (GO), no domingo (09), onde cumpre 18 dias de quarentena.

Segundo boletim do Ministério da Defesa e do Ministério da Saúde, os brasileiros repatriados passaram por todas as avaliações clínicas protocolares e não apresentam qualquer sintoma da doença.

Até o momento, a China registrou 40.171 casos confirmados de Coronavírus e 908 mortes. No Brasil, são 11 casos suspeitos, 28 descartados e não há casos confirmados desde o início do monitoramento.

LEIA MAIS: