Hoje é Dia D contra a gripe

(Foto: Ministério da Saúde)

A mobilização nacional contra a gripe acontece, neste sábado (12), em postos de saúde em todo o país. A campanha contra a gripe vai até 1º de junho.

A vacina é gratuita e é destinada a idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, gestantes e mulheres que realizaram parto há até 45 dias, indígenas e pessoas privadas de liberdade.

Até o momento, foram vacinados 26,4% do público-alvo, cerca de 13,6 milhões de pessoas. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o final da mobilização.

Diferente de outras imunizações, a vacina contra a gripe é sazonal e não está disponível  nos postos de saúde o ano inteiro. De acordo com especialistas, a vacina é segura e apenas pessoas com alergia prévia à vacina não podem tomar o medicamento.

Até o dia 05 de maio, o Ministério da Saúde registrou 1.005 casos de influenza e 158 mortes em todo o país. 597 casos e 99 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 208 casos e 30 óbitos. Ainda foram registrados 112 casos e 13 óbitos foram por influenza B e os outros 88 casos e 15 óbitos por influenza A não subtipado.