Imunização contra gripe começa na segunda-feira

(Foto: Pixabay)

A campanha de vacinação contra a influenza começa na próxima segunda-feira, em todo o país. A meta do governo é imunizar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho.

Podem receber gratuitamente as doses da vacina: idosos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e provada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional, e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

A vacina protege dos vírus da gripe, o Influenza A, nas versões H1N1, H3N2, e o Influenza B. Na rede privada, também está disponível a dose quadrivalente, que protege ainda contra mais um tipo da B. O governo acrescentou a proteção contra o H3N2 após 47 mil pessoas no hemisfério norte pegarem o vírus.

No dia 12 de maio, o Ministério da Saúde realizará o Dia D, em que 65 mil postos de vacinação do país estarão em funcionamento. A meta é distribuir 100% das doses para todo o público-alvo.

Já foram entregues 17,2 milhões de vacinas em todo o país. A campanha não será prorrogada.

** Com informações do G1