MEXA-SE POR SUA SAÚDE

Mexa-se por sua saúde!

De acordo com OMS (Organização Mundial da Saúde), só em São Paulo morrem em média 75 pessoas por dia com complicações de doenças cardiovasculares, geralmente associada  a origem genética, metabólica, processo alimentar e estilo de vida, que estão ligados a obesidade, doença arterial na família, colesterol alto, diabetes mellitus tipo 2, tabagismo, hipertensão, dieta pobre em frutas e vegetais, consumo excessivo de álcool, estresse e sedentarismo.

Através da prática de atividade física, você pode se beneficiar. Um exemplo de atividade física, para todas as idades, é o método Pilates.

A eficácia da prática do Pilates previne fatores de risco para doença cardiovascular e redução da circunferência abdominal, importante para o bom funcionamento dos músculos, fígado e pâncreas. A presença de tecido adiposo na região abdominal pode desencadear um acúmulo de glicose, podendo gerar resistência a insulina, levando ao surgimento de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Foto - Pintrest
(Foto: Pinterest)

Mesmo não sendo considerado aeróbico (exercícios com consumo maior de oxigênio), o Pilates apresenta um consumo energético que leva a alterações benéficas na regulagem da glicemia e diminuição do acúmulo de tecido adiposo abdominal.

Muitas pessoas me perguntam se somente exercícios aeróbicos emagrecem. A resposta: nem sempre! A explicação fica clara, quando você entende da importância dos princípios básicos do Pilates e da respiração. O Pilates está atribuído ao ganho de tônus muscular e, para isso, é necessária a melhora da regulação do oxigênio, com a interação entre corpo e mente. Na prática, é possível desacelerar os níveis de estresse, preocupação, angústia e ansiedade – que por muitas vezes nos faz comer em demasia, alterando uma dieta controlada e saudável.

Quem já fez uma aula de Pilates, sob comandos bem orientados, sabe que exige e gasta calorias de forma razoável; estudos mostram que uma aula de Pilates consome 500 calorias em média, o bom alinhamento corporal leva ao desaparecimento daquela ”barriguinha” que tanto lhe incomoda.

O importante na hora de escolher uma atividade física é escolher aquela que te faça ter uma boa relação entre você e seu corpo, e te faça sentir prazer em realizar.

Você não quer fazer parte dos 49% de brasileiros sedentários. Invista seu tempo na sua saúde, na boa postura e na qualidade de vida.

Elaine Freire Silva é fisioterapeuta e diretora do Estúdio de Pilates Elaine Freire – http://pilateselainefreire.com.br/