Mitos & Verdades

Você está cuidando bem do seu cabelo?

 

1- Escovas de cerdas naturais dão mais brilho ao cabelo?
Verdade. As escovas com cerdas naturais, além de fazer um polimento mais fiel da fibra, distribuem melhor a oleosidade natural dos cabelos, que a gente tem mais acentuada no couro cabeludo, resultando em um brilho ainda maior que as escovas de cerdas sintéticas.

E como escová-los: “A pessoa deve passar a escova de cima para baixo, ou seja, do couro cabeludo para as pontas do cabelo”.

pentear o cabelo
2- Lavar os cabelos com água quente tira o brilho, aumenta a oleosidade e acelera a queda?
Mito. A água quente não provoca a queda. Wallace Künsch alerta que o brilho dos cabelos pode sim ser comprometido, devido à dilatação das cutículas provocada pela temperatura da água, pois o PH (grau que mede acidez e alcalinidade) das madeixas é elevado.

Ele fica mais frágil, ressecado e também até mais vulnerável para o aparecimento de ponta dupla. A temperatura ideal para lavar o cabelo é 20 graus.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

3- Lavar os cabelos todos os dias acelera a queda e deixa opaco?
Mito. Os cabelos que são muito oleosos precisam ser lavados todos os dias para retirar o excesso de sebo que o couro cabeludo produz. Uma orientação importante é quanto à quantidade de xampu, que precisa ser pouca. “A gente não pode encher a mão de xampu e creme. Tem que ser um pouquinho e fazer espuma. Se você usa muito xampu e muito creme, você sobrecarrega a queratina do cabelo”. E nada que um bom finalizador não resolva.
4- Dar uma última chuveirada fria no cabelo ajuda a dar brilho?
Verdade. Funciona porque a água fria ajuda a fechar as cutículas do fio, oferecendo um brilho diferenciado. A temperatura ideal para lavar o cabelo é a fria.

121016_CLEMENTINO-FRAGA_COMER-BEM
5- A alimentação influencia no brilho dos cabelos?
Verdade. E como! Uma alimentação saudável contribui não somente para o brilho, mas também para o crescimento das madeixas bem como todas as partes do nosso corpo. Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, antioxidantes, proteínas, ferro, zinco e vitamina A e C deixa o cabelo mais forte.

Fonte: Gazeta Online