Novembro também é mês de prevenção ao Diabetes

(Foto: Pixabay)

Apesar de ser reconhecido pelo combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul também tem como objetivo reforçar a importância dos cuidados alimentares para prevenir a diabetes.

Desde 2007, a cor azul é utilizada em Novembro para chamar a atenção para a importância de prevenir o diabetes, celebrada no dia 14 de novembro no Dia Mundial do Diabetes.

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue usá-la adequadamente no organismo e possui dois tipos. O diabetes tipo 1 apresenta sintomas, como sede intensa, visão turva, perda de peso, cansaço e perda da sensibilidade dos pés. Enquanto o tipo 2 é o mais comum e não apresenta sintomas na maioria dos casos.

Na última década, houve um aumento de 61,8% no diagnóstico de diabetes no Brasil, passando de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016, segundo dados da Vigitel – pesquisa que avalia os hábitos da população.

O Rio de Janeiro é a capital com maior número de casos, com uma média de 10,4 diagnósticos, seguido por Belo Horizonte, São Paulo, Vitória, Recife e Curitiba. Boa Vista, em Roraima, apresentou o menor índice, com 5,6 diagnósticos.

O diabetes ainda não tem cura. Por isso, a melhor forma de preveni-lo é ter um estilo de vida saudável, como manter uma dieta alimentar equilibrada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fazer atividade física regularmente. O tratamento inclui medicamentos de uso oral e opções injetáveis, como a insulina, para controlar os níveis de açúcar no sangue.