“Outubro Rosa”

Outubro Rosa” é um movimento mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. A popularidade do movimento alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno dessa nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. A primeira iniciativa vista no Brasil foi em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. O Outubro Rosa alerta às mulheres para o risco do câncer de mama e a importância dos exames de rotina para a detecção precoce da doença. O câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres no Brasil e exige cuidados. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que ocorram mais de 57 mil novos casos em 2015, assim como no ano passado.

O laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

rosa out

Em São Paulo foi lançado o projeto “Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência – Reconstruindo a Vida”,  que irá disponibilizar o processo completo de atendimento para centenas de mulheres com deficiência por meio do SUS. Este projeto está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, construindo um grande projeto e grande desafio através da Sociedade Brasileira de Mastologia que é dar identidade para quem batalha para ter uma. Cuidar de quem cuida e de quem é cuidado, proporcionando exames de imagem, orientação e, ser for necessário, dando seguimento no diagnóstico e no tratamento. Em outras palavras, é um projeto com começo, meio e fim.

A Sociedade Brasileira de Mastologia lança, nesse 1 de outubro, o movimento “Nenhuma mulher sem mama” para chamar a atenção para a Reconstrução Mamária durante a cirurgia de mastectomia. A reconstrução é um direito de toda mulher e não é uma questão de vaidade, mas sim de saúde e qualidade de vida.

Vários monumentos – nas principais cidades do mundo – serão iluminados na cor rosa em homenagem à campanha.