Regras Gerais para a saúde equilibrada

Evite as carnes, os frios, as linguiças, os queijos picantes ou gordurosos (use somente ricota ou queijo minas fresco). Também evite usar vinagre, mostarda, pimenta e todas as conservas. Não use chá preto e mate, álcool, chocolate, fumo, bombons, doces comuns e refrigerantes em geral.

Use alimentos mais nutritivos, tais como: arroz integral; pão, bolos, biscoitos e macarrão feitos de farinha integral; frutas secas, nozes e castanhas.

Em lugar do açúcar refinado ou cristal, use açúcar mascavo, melado ou mel de abelhas; use pouco sal, dando preferência ao sal marinho; empregue moderadamente azeite de oliva ou óleo de girassol, canola, gergelim, milho ou arroz, sem aquecê-los.

Em lugar das frituras, prefira os assados.

Coma alimentos crus ao início de cada refeição.

Coma no mínimo 50% de alimentos crus diariamente.

Coma sempre um pouco menos do que desejaria comer.

(Foto: Costume Saudável)
(Foto: Costume Saudável)

Planeje o horário das refeições; deve haver um espaço de aproximadamente 5 horas entre uma refeição e a refeição seguinte.

Não coma nada entre as refeições (3 por dia). Se tiver vontade de beliscar, tome sucos de frutas ou verdurasou, então, um chá.

Tome de 6 a 8 copos de líquido por dia, distribuídos entre sucos, chá e água.

Jamais beba durante as refeições. Só ingira líquidos até ½ hora antes ou no mínimo 2 horas depois das refeições.

Não coma mais do que 2 a 3 ovos por semana (dê preferência aos ovos de galinhas caipiras).

Não use sobremesas nem frutas após ter comido verduras.

Mastigue bem: de 30 a 50 vezes cada porção de alimento.

Coma sempre com calma e tranquilidade em ambiente agradável.

Não se deite para dormir ou ler imediatamente após as refeições.

Movimente-se (caminhe) durante 15 a 30 minutos. Isto facilita a digestão.

Fonte: Retiro da Saúde