Você sabe qual a diferença entre Probióticos e Prebióticos?

Nas propagandas sobre a saúde intestinal, produtos probióticos são aclamados como amigos da boa alimentação. Aí, você lê uma matéria sobre os prebióticos para equilíbrio da flora intestinal.

Afinal, são diferentes?

Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, explica que ambos são micro-organismos salutares para o nosso organismo.

  • Probióticos – São microrganismos que quando ingeridos em quantidade suficiente, promovem o equilíbrio da flora intestinal. Sendo assim, residem em nosso intestino e podem ser encontrados em alimentos como iogurtes, leite fermentado e em suplementos em cápsula ou em pó.
  • Prebióticos – São componentes alimentares não digeríveis, que impactam beneficamente no organismo por estimularem seletivamente o crescimento e a atividade da população de bactérias do cólon. Existem dois tipos de fibras: as solúveis, presentes nas frutas, aveia e cevada, assim como nas leguminosas, e que são normalmente fermentadas rapidamente, e as insolúveis, que são lenta ou apenas parcialmente fermentadas e estão presentes em hortaliças e cereais integrais. Existem ainda produtos prontos em pó, como a inulina e os fruto-oligossacarídeos, que são fibras solúveis e fermentáveis e representam os principais suplementos prebióticos.