Conheça o Parque Estadual Morro do Diabo

(Foto: Secretaria do Meio Ambiente)

O Parque Estadual Morro do Diabo foi criado em 1941 como uma reserva, tornando-se parque apenas em 1986, com o objetivo de preservar uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. É uma das áreas núcleos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Está situado na região do Pontal do Paranapanema, sudoeste do estado de São Paulo, no município de Teodoro Sampaio, a 11 km do centro da cidade. Com grande diversidade de espécies, a melhor representação é o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus).

Com relação à flora, o Parque abriga a maior reserva peroba-rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Além do contato direto com a natureza, o parque oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação pública de maneira responsável e sustentável.

Parque Estadual Morro do Diabo
Acesso Morro do Diabo – SPV 28 – KM 11 – Teodoro Sampaio/SP – CEP: 19280-000
Dias e horários de funcionamento: visitação de terça a domingo 8h às 17h. Acesso às trilhas do Morro do Diabo, Pedro Bill, Ferrovia-Angelim e Paranapanema somente mediante agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (18) 3282-1599 / (11) 95652-0546
E-mailpe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br

Para mais informações, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-morro-do-diabo/