Projeto: Trilha de 3 mil km pela Mata Atlântica

(Foto: Reprodução/ Caminho da Mata Atlântica)

Segundo a coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho, Anna Carolina Lobo, mais de 3.800 km, ao longo de mais de 70 municípios , já foram mapeados e cerca de 80% do trajeto já pode ser percorrido. A expectativa é que todo o percurso esteja conectado em 10 anos.

O projeto Caminho da Mata Atlântica, vai do litoral do Rio de Janeiro ao litoral do Rio Grande do Sul.  “Nossa ideia era implementar uma travessia em cada parque nacional e o projeto evoluiu para trilhas que tivessem conectividade em áreas de conservação”, explica Pedro Menezes, coordenador geral de Uso Público e Negócios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

(Foto: Reprodução/ Caminho da Mata Atlântica)

O Caminho da Mata Atlântica fará parte do Corredor da Trilha Litorânea, que deve ligar o Oiapoque, no Amapá, ao Chuí (RS), e se tornar a maior trilha brasileira ambiental. Por ser um percurso muito grande, as trilhas nacionais foram divididas em regionais, com duração de 20 dias.

Caminho da Mata Atlântica e o Corredor da Trilha Litorânea foram inspirados em rotas norte-americanos, como o Appalachian Trail, que segue o litoral leste dos Estados Unidos, e no sistema nacional de trilhas do país, que liga mais de 90% das unidades de conservação.

Para conhecer mais sobre o projeto Caminhos da Mata Atlântica, acesse: http://caminhodamataatlantica.org.br/

** Com informações da Folha de S.Paulo