Quer viajar no fim de ano? Conheça oito piscinas naturais de tirar o fôlego

(Foto: Reprodução/ Google)

Faltando pouco menos de uma semana para começar o verão, cresce aquele desejo de viajar, ficar em uma piscina o dia inteiro para refrescar o calor. Mas você sabia que as melhores opções para viver esta experiência está na natureza?

Formadas nas marés baixas, as piscinas naturais possuem águas claras, quase transparentes, e são repletas por peixinhos, quase como um aquário a céu aberto. Por serem rasas, os visitantes só precisam de uma máscara e snorkel para observar estas maravilhas naturais.

Conheça oito locais incríveis para você curtir o fim de ano:

  1. Porto de Galinhas (PE):

(Foto: Getty Images)

As piscinas naturais são o principal cartão-postal da cidade. Com águas mornas, as piscinas perto da orla possuem recifes e peixinhos azuis, vermelhos e amarelos, que podem ser observados de perto. Para preservar a região, o acesso e o tempo de passeio na região são controlados por monitores.

Os turistas podem ir nadando até as piscinas. Mas o recomendado é fazer o passeio de jangada. Um dos percursos é pelo “Mapa do Brasil”, uma das mais famosas piscinas naturais da região, chamada assim por causa do seu formato.

  1. Maracajaú (RN):

(Foto: Reprodução/ Flickr Rosanetur)

Considerado um santuário submarino, os recifes de Maracajaú se estendem por, aproximadamente, 10 quilômetros em alto mar. Chamados de parranchos possuem centenas de espécies de peixes e crustáceos, como moluscos, estrelas do mar e algas.

Durante a maré baixa, a região se transforma em uma piscina de água limpa e transparente com profundidade de até três metros e uma bela fauna. Por isso, é comum que turistas façam mergulho na região.

  1. Lagoa Verde & Lago Azul, Ilha Grande (RJ):

(Foto: Reprodução/ Flickr Antonio Fernandes)

Localizadas na maior ilha da Baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, as praias de Lagoa Verde e Lago Azul oferecem cenários intensos e muito bonitos.

Enquanto a praia de Lagoa Verde possui águas calmas e cria uma piscina em formato de “U”, a praia de Lago Azul recebeu este nome em homenagem ao famoso filme homônimo dos anos 80 e se destaca por seu fundo arenoso e rochoso.

  1. Maragogi (AL):

(Foto: Flickr/ Breno Laprovitera/ Galeria do Bem)

Chamada de “Caribe brasileiro” pela cor azul-turquesa da água, os recifes coloridos e a diversidade de peixes, a piscina natural de Maragogi, em Alagoas, são de tirar o fôlego.

A atração principal é as Galés, um conjunto de piscinas localizado a 6 quilômetros da costa. Formações similares, como as Taocas e Barra Grande, são menos exploradas.

  1. Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE):

(Foto: Reprodução/ Flickr Almir de Freitas)

Com apenas 100 metros de extensão, essa pequena praia é rodeada de rochas vulcânicas e fica sob a sombra do Morro Dois Irmãos.

6. Gruta do Lago Azul, Bonito (MS):

(Foto: Reprodução/ Flickr Rosanetur)

Principal cartão postal de Bonito, a Gruta tem uma paisagem arrebatadora Com profundidade estimada de 90 metros, as piscinas são de um azul é intenso, que preservam a aura de mistério do local. Dentro da gruta, os visitantes também podem apreciar formações, como as estalactites.

7. Taipu de Fora (BA):

(Foto: Divulgação/Pousada Taipu de Fora)

Localizada perto da praia de Taipu de Fora, a mais famosa da Península de Maraú, na Bahia, a piscina natural possui belos corais, água clarinha, e um grande aquário de, aproximadamente, 1 quilômetro de largura.

No verão, os mergulhos são feitos à noite com lanternas, para observar a fauna marinha. Para chegar até a praia, é preciso seguir por trilhas pela mata ou alugar um jipe.

  1. Loquinhas, Chapada dos Veadeiros (GO):

(Foto: Reprodução/ Flickr Os Ruplas)

A uma altitude superior a 1.600 metros, a Chapada dos Veadeiros é um paraíso natural de cerrado em Goiás. São mais de 300 cachoeiras espalhadas por municípios como Vila de São Jorge, Cavalcante e Alto Paraíso

Para chegar às atrações é necessário estar disposto a caminhar. O maior destaque da região é o complexo de Loquinhas, com sete poços de águas cor de esmeralda.

** Com informações da momondo, empresa de passagens aéreas e hotéis, e do turismo IG.