Aplicativo ajuda a evitar trânsito na porta das escolas

(Foto: Freepik)

Na hora do almoço e no final da tarde, o trânsito ao redor de escolas fica mais intenso, porque muitos pais buscam as crianças e acabam parando em locais inapropriados, atrapalhando outros motoristas e até pedestres. A gente sabe que a criançada ama brincar e que mesmo o responsável estando no portão esperando, ela sempre dá um jeitinho de ficar mais cinco minutinhos com os amigos.

~Não que venha ao caso, mas meu irmão tem 14 anos e faz isso até hoje quando buscamos ele de carro…~

Pensando na praticidade e na segurança de todos, os empresários Emily Yamaoka e José Kieling desenvolveram o aplicativo JaCheguei, (clique para saber mais) que basicamente consiste nos pais avisarem que estão chegando, a escola visualiza o aviso, já deixa a criança preparada, e em questão de poucos minutos seguem seu caminho. Pronto! Agilidade, praticidade e segurança para todos.

(Foto: JaCheguei)

Como funciona: pela plataforma os pais avisam que estão próximos da escola, o que torna a entrada e saída de alunos mais rápida. Os empresários explicam que não é necessário acessar o app para informar que estão chegando, basta ativar o 3G e o geolocalizador do celular. O sistema emite alertas automáticos ao funcionário da escola quando um pai/mãe/responsável se aproximam do local.

Quando li sobre esse app, logo pensei: “Tá. Mas é perigoso. Já pensou se o responsável pela criança tem o carro roubado e a pessoa sabe que tá na hora de buscar a criança na escola? Imagina…”

E o que me chamou a atenção foi justamente o quesito “segurança” pelo qual o app zela: o diferencial da ferramenta é o cadastramento de dados do veículo – placa, cor e a foto de quem o dirige, tornando o aplicativo um ‘instrumento’ de combate à violência e facilitador do reconhecimento pela escola, (o que é muito útil em mudança de ano letivo e no caso do funcionário ainda não conhecer todos os pais).

A iniciativa também garante maior segurança na hora da saída das crianças do colégio. Com o objetivo de lidar com situações suspeitas, o JaCheguei, que está disponível para Android e iOS, possui um botão de pânico, que pode ser acionado pelos responsáveis se qualquer comportamento estranho for observado nos arredores da escola.

Fonte: iG Tecnologia