Aplicativo cria efeitos de movimento em fotos

(Foto: Divulgação/ Zoetropic)

Tá super em alta aquele efeito de movimento em céus, cachoeiras e plantas em meio à pessoas que estão numa fotografia – e paradas. Como assim? Te explico. Cinemagrafia é uma técnica aplicada em fotos em que uma parte em destaque se mantém em contínuo movimento. No entanto, gerar esse efeito pode ser algo um tanto complexo. Mas há aplicativos que ajudam a fazê-lo e o Zoetropic é um bom exemplo.

Diferente de outros apps que usam vídeos para fazer o efeito, o Zoetropic, disponível apenas para Android, utiliza uma foto e fornece ferramentas para adicionar movimentos. Com dedicação, paciência e uma foto apropriada, é possível obter resultados impressionantes:

Como funciona: o movimento é gerado a partir de vetores, ou setas, indicando em qual direção a imagem deve se mover. Para controlar um pouco o resultado final, você também tem pontos de estabilização e máscaras para que algumas partes permaneçam imóveis.

A primeira coisa a ser feita é abrir uma foto da sua galeria. A dica do primeiro passo é marcar a área que não deve ser movida. Para isso, use a ferramenta de máscara e pinte a área da imagem que você não quer movimento, como no vídeo. Em seguida, escolha as partes que deseja mover e selecione a ferramenta “movimento”. Agora você deve criar o movimento arrastando o dedo para a direção desejada. É possível visualizar setas amarelas para lhe orientar.

(Foto: Reprodução Olhar Digital/ Zoetropic)

Após criar um movimento, já é possível testá-lo. Clique no símbolo de “play” que está na barra azul, no topo da tela. Se o movimento deformar algo que você não queria movimentar, então basta usar a ferramenta “estabilização” e marcar com pontos vermelhos as partes que deseja manter estáticas. Quando estiver satisfeito com o resultado, clique no menu para selecionar a opção “salvar / exportar vídeo”. Você ainda pode fazer pequenos ajustes antes de salvar, como escolher a velocidade do movimento e o número de repetições.

Com a versão gratuita do app só é possível gravar o filme no formato MP4. E também deixa uma marca d’água no canto esquerdo do vídeo. A edição paga (R$ 6,99) permite gravar também no formato Gif, aumenta o tempo de repetições, retira as pequenas propagandas que ficam na parte inferior do aplicativo e remove a marca d’água.

Veja a conta do instagram do app para ter uma ideia do que você pode criar com o Zoetropic e posta aqui pra eu ver!

Com informações do Olhar Digital.