Aplicativo gratuito incentiva a leitura com interação e criatividade

(Foto: Unsplash)

Hoje é feriado, Dia da Proclamação da República, uma data importantíssima para a história do Brasil. Os adultos contam as histórias para as crianças, explicando como esse período revolucionou o país e as crianças imaginam o cenário e acontecimentos de acordo com a quantidade de detalhes fornecidas pelo locutor.

Não vou entrar no mérito “histórico”, mas, falando em história, o ato de ler e contar histórias são elementos fundamentais para desenvolver a criatividade de um indivíduo. Já imaginou se fosse uma criança contando sobre a Proclamação para um adulto?!

O aplicativo Inventeca, disponível para Android e iOS, foi criado como uma nova proposta de incentivo à leitura, que envolve as crianças em uma experiência dinâmica e divertida, aliando tecnologia com o lúdico, contando com o amparo de ilustrações coloridas e cenários cheios de detalhes.

Como funciona: a ferramenta multimídia conta com um recurso que permite a gravação de áudios para que as crianças possam inverter os papeis e contar suas próprias histórias para os adultos. Sem o auxílio de textos, o narrador fica livre para interpretar a cena da maneira que quiser, tendo a chance de incluir quantos elementos achar necessário para a história fazer sentido. Um dos intuitos do aplicativo é promover interação entre as pessoas, tornando a leitura uma atividade coletiva.

(Foto: Inventeca/ Divulgação)

É só escolher uma história, soltar a imaginação e narrar suas próprias versões – elas ficarão gravadas dentro do app e você pode compartilhar momentos de diversão e intimidade em família ou entre amigos 😉

Com informações da Fundação Telefonica.