Aplicativo incentiva alimentação saudável e mudanças no estilo de vida

(Foto: Freepik)

Quando somos jovens, exageramos em tudo. Em comida, bebidas (alcoólicas ou não), em atividades físicas (do tipo maromba-batata-doce-frango ou sedentarismo agudo) e tudo isso causa uma miscelânea no organismo que Ave Maria! Exageros nunca são bons, principalmente quando ligados à saúde e, os efeitos, só sentimos lá na frente. Por isso nossos avós geralmente sofrem com problemas de pressão alta, no coração etc. Exageros.

Embora tenha influência genética, a hipertensão é uma doença diretamente ligada aos hábitos alimentares e ao estilo de vida da pessoa – e, portanto, seu tratamento não deve se ater apenas ao uso de medicamentos, mas também a mudanças na rotina para que esta se torne mais saudável. A fim de despertar essa consciência, foi lançado gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pulso Livre, que propõe ao usuário diversos desafios, como o de atingir o índice de massa corpórea (IMC) adequado e melhorar a qualidade de suas refeições.

(Foto: Divulgação)

Como funciona: o app conta com um programa de apoio ao estilo de vida saudável, oferecendo, ao longo de dois meses, dicas e desafios que se renovam a cada semana. Para começar, o usuário deve fotografar todas as refeições ao longo de três dias não consecutivos. Assim, ao final das oito semanas, ele poderá comparar as imagens e notar sua evolução. O aplicativo sugere mudanças possíveis e graduais, como consumir uma porção de fruta e salada ao dia, manter uma alimentação mais colorida, beber a quantidade adequada de água, caminhar e fazer alongamentos.

(Foto: Divulgação)

Esse projeto todo não é exclusivo para pessoas hipertensas, não. Serve também para quem quer melhorar sua saúde em qualquer fase da vida. Para que haja o acompanhamento adequado, o usuário pode cadastrar o e-mail de seu cardiologista e enviar atualizações sobre o seu avanço. A tecnologia é demais, né? Outra vantagem é a agenda de consultas, que mostra os lembretes sempre que a data de ir ao médico se aproxima.

** Com informações da assessoria de imprensa.