Aplicativo usa realidade aumentada para ensinar técnicas de desenho

(Foto: Divulgação)

Desenhar é uma arte que, acima de tudo, exige talento — e para quem nasceu sem a mínima vocação para tal, como eu, representar uma simples flor ou uma casinha já é uma tarefa extremamente desafiadora. Quando eu estava no ensino fundamental, tinha uma menina, a Maria Rita, que desenhava os bichos do fundo do mar, baú submerso, tudo tão lindo e nas proporções perfeitas que nossa…

~Maria, vou te marcar no Facebook para você ler isso aqui. É uma coisa que sempre quis te dizer: parabéns por desenhar tão bem~.

Voltando ao assunto, foi pensando nessa habilidade de desenhar (ou a falta dela) que um grupo de desenvolvedores resolveu criar o SketchAR, aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS, que utiliza realidade aumentada e inteligência artificial para ensiná-lo a fazer rabiscos de qualidade.

Como funciona: baixe o aplicativo na sua loja, abra o software, aponte a câmera do celular para o local em que você pretende desenhar (ele funciona tanto com folhas de papel quanto em paredes, por exemplo) e siga as instruções dos diversos tutoriais disponíveis na biblioteca. Graças aos recursos realidade aumentada, você consegue visualizar guias aparecendo em tempo real no display e pode segui-los para fazer as linhas nos locais corretos. O aplicativo faz cálculos em tempo real para não permitir que a sua mão (que eventualmente ficará em cima do desenho) ou sua sombra atrapalhem na produção da obra! Que demais!

No vídeo demonstrativo, que está em inglês, o programa exemplifica seu funcionamento:

O app possui ainda uma versão para o Microsoft Hololens, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva e confortável (visto que, com o visor, não é necessário ficar segurando o celular com uma das mãos).

*Com informações do CanalTech.