Aplicativo viabiliza descarte ecológico de materiais e produtos

(Foto: Flickr/ Pimp My Carroça)

Quem aí vai aproveitar os descontos da Black Friday para dar aquela renovada em casa?  Já sabe o que fazer com os aparelhos eletrônicos e móveis antigos que serão trocados? Imagina o impacto que pode causar ao meio ambiente se os produtos substituídos forem descartados incorretamente… Achou que era só comprar a coisa nova e pronto? Nananinanão.

De acordo com matéria publicada Estadão, cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos são gerados diariamente no país. Calcula-se que quase 40% de todo esse descarte poderia ser reciclado, mas apenas 13% são destinados. Por isso, aqui vai uma dica de aplicativo que ajuda na hora de descartar materiais da forma correta.

O Cataki, criado para aproximar geradores e catadores de resíduos, possibilita o aumento da reciclagem e renda dos trabalhadores. Os cidadãos usam o app para localizar um dos mais de 300 catadores registrados no banco de dados; o usuário pode analisar o perfil de cada um e quais materiais eles coletam, fazer a ligação e combinar o horário, local e o preço do serviço. O aplicativo está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS:

Essa iniciativa foi concebida pelo Pimp My Carroça, que atua junto aos catadores há mais de cinco anos com o objetivo de tirá-los da invisibilidade. Um dos desafios dessa campanha é achar um jeito de contatar os catadores de resíduos – já que a maioria não possui smartphone – e montar uma rede que mostre onde a pessoa está e o que o usuário quer descartar e, assim, destinar ao trabalhador que estiver mais perto.

Dessa forma, até moradores de bairros que não contam com a coleta seletiva podem ajudar a preservar o planeta e diminuir o lixo e poluição. E atenção: não vale só pra Black Friday, não. Geralmente, as pessoas substituem produtos e materiais nessa época pela facilidade de compra, mas a ação vale para qualquer dia do ano 😀 espalhe essa notícia! Vamos ajudar a disseminar o trabalho dos catadores de resíduos e fortalecer a reciclagem. O meio ambiente agradece.