Aplicativos essenciais que todo cidadão deve ter em seu dispositivo

(Foto: Unsplash )

PA-RA TU-DO! Se você ainda não tem esses aplicativos instalados em seu smartphone ou tablet, está perdendo tempo! O combo de hoje é imperdível e você deve passar esse post adiante como utilidade pública.

Sabemos que milhões de brasileiros perderam o emprego entre 2016 e 2018 devido ao “corte de gastos”, e as empresas devem arcar com todos os custos cabíveis ao trabalhador, que por sua vez, deve cobrar devidamente esse valor.

Com o aplicativo Contas Trabalhistas CLT, disponível somente para Android, é possível saber quais os valores você tem direito a receber como trabalhador, tornando-se uma opção indispensável tanto para quem é chefe como para quem é subordinado.

Entre as funções, o usuário pode calcular valores específicos, como Imposto de Renda, INSS, férias, descontos e por aí vai. Existe um aplicativo similar que pode ser baixado no iOS – e também no Android. Chama-se Cálculos Trabalhistas CLT 2018. A funcionalidade é a mesma, fica ao seu critério qual usar.

Contas Trabalhistas CLT / © AndroidPIT (captura de tela)

Como funciona: de maneira geral, o usuário pode consultar o saldo do PIS, cotas do PIS, saldo FGTS, seguro desemprego e atualizar suas informações cadastrais junto ao banco. Os aplicativos dispõem de informações relacionadas à rescisão trabalhista, cadastro de funcionários e outros cálculos mais detalhados.

Por último, não menos importante, o que eu considero essencial: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR! O aplicativo, disponível para Android e iOS, é uma excelente ferramenta para ser consultada quando o cidadão acredita que está sendo prejudicado de alguma forma perante aos estabelecimentos, empresas e/ou comerciantes. Você tem inúmeros direitos quando compra em lojas físicas, e-commerce, quando contrata determinado serviço, quando algum produto apresenta defeito de fabricação, quando deixa seu carro em estacionamento, enfim… Se tiver alguma dúvida, consulte o app.

(Foto: Divulgação)

Vale lembrar que é obrigatório o Código de Defesa do Consumidor (físico) estar visível para o cidadão, seja em restaurantes, lojas de departamento e estabelecimentos de qualquer tipo. Exija sempre seus direitos.

E aí? Fora esses aplicativos, tem algum que você considera indispensável? Deixe aqui nos comentários, vamos conversar sobre isso!

Com informações do AndroidPIT