Aplicativos que podem ajudar na reta final do ENEM

(Foto: Unsplash)

Espero que as dicas da semana passada tenho sido úteis pra você. Agora chegou a segunda e última etapa do ENEM: dia 11 de novembro de 2018, em todo o Brasil, serão aplicados os testes de Ciências da Natureza e Matemática. Há quem diga que essas matérias são mais fáceis do que língua portuguesa e redação, já eu, discordo ;P

O que você achou do tema: “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”? Bom, como tenho mais dificuldade com exatas e biológicas, o post de hoje também serve pra mim. Vamos aos aplicativos que podem te dar uma mãozinha nessa fase:

Simulado Já ENEM

O app oferece, gratuitamente, questões que já caíram em edições anteriores da prova. Separadas por matérias, as questões podem ser respondidas pelo próprio aplicativo, que também corrige e dá ao candidato a chance de detectar pontos fortes e fracos. Está disponível somente para Android e tem o ícone de uma corujinha azul.

(Foto: Divulgação)

Uma ferramenta similar para sistemas iOS é o AppProva ENEM 2018. Esse aplicativo, gratuito, apresenta  simulados nacionais modelo ENEM com correção, provas anteriores do ENEM e grandes vestibulares, os conteúdos que você precisa estudar mais, questões inéditas no formato ENEM, questões de vestibular das melhores Universidades do país, além de cronômetro (saiba o tempo gasto em cada questão e se prepare melhor), estatísticas detalhadas de desempenho, comparação de desempenho com estudantes de todo país, e você escolhe se responde questões aleatórias de todas as áreas do conhecimento ou sobre a disciplina que deseja estudar.

(Foto: Divulgação)

RevisApp

Esse aplicativo te ajuda a criar resumos para revisar os principais assuntos que caem no ENEM. Totalmente gratuito nos sistemas Android, ele disponibiliza os principais conteúdos do Ensino Médio que costumam cair no Exame e nos vestibulares das faculdades do país. E o melhor: funciona sem conexão com a Internet!

(Foto: Divulgação)

Xenubi

Apesar do nome pouco comum, o jogo tem a proposta de fazer com que você fixe as propriedades dos elementos químicos e compreenda melhor a organização deles dentro da tabela periódica. Ele testa seus conhecimentos em relação a pontos de fusão e ebulição, eletronegatividade e densidade de elementos, entre outras características da matéria. Desenvolvido por uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desafie seus amigos! Está disponível somente para iOS.

(Foto: Divulgação)

Formulando

Seu maior desafio é se lembrar das fórmulas de matemática e física? Então esse aplicativo pode ajudar a memorizar as principais fórmulas que são cobradas no conteúdo do ENEM. O app é uma espécie de quiz educacional onde você deve apontar qual a fórmula correta para cada um dos casos disponibilizados pelo teste. Legal, hein!? Disponível gratuitamente para Android.

(Foto: Divulgação)

No portal do CanalTech, você pode conferir outros aplicativos que podem ajudar na missão ENEM 2018. Vai lá e arrasa! Boa sorte.