Desatenção causada pelo celular motiva idosa a ajudar pedestres no trânsito

(Foto: Guia de Pedestre/ Reprodução/ YouTube)

Quem já leu pelo menos uma notícia aqui do blog, sabe que eu sempre escrevo sobre algum aplicativo que pode te ajudar nas tarefas do dia-a-dia, curiosidades sobre tecnologia e assim por diante. Mas, hoje, em especial, quero ressaltar o perigo de usar o aparelho celular em vias públicas.

Para tentar alertar as pessoas sobre o perigo de usar o celular na rua, a simpática Dona Vilma, de 82 anos, participou de uma iniciativa criada pela “Biscoitos Zezé” em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Em um dos semáforos da cidade, Dona Vilma agiu como uma guia para os pedestres desatentos, conduzindo todos com segurança, de um lado até o outro e ficou surpresa com a quantidade de pessoas que andam sem desviar o olhar de seus celulares, inclusive ao atravessarem a rua.

Pesquisas apontam que o uso do celular no trânsito é extremamente perigoso, aumentando em 400% o risco de acidentes. (É PROIBIDO POR LEI, vale lembrar. Só mexendo no bolso para que as pessoas entendam que um milésimo de segundo é o suficiente para causar estragos.) Mas não é somente os motoristas que precisam tomar cuidado. Há riscos de acidentes para os pedestres distraídos. Muitos atravessam sem olhar para os dois lados ou caminham sem observar direito o espaço ao redor.

Ao Catraca Livre, Thomaz Ballverdú, um dos idealizadores da ideia contou que “a mensagem da campanha veio carregada de experiência de vida e, por esse motivo, era melhor aceita entre as pessoas. A empatia da Dona Vilma também contou muito para a reflexão. Alguns não entendiam no início, perguntando se era Dona Vilma que queria ajuda, mas em seguida ela explicava: ‘Eu que vou te cuidar, por causa do celular’. No final, todos concordaram em prestar mais atenção na faixa e seguir os conselhos de quem é mais experiente“, finaliza.

Veja o vídeo:

Fikdik viu, migxs…mais atenção no trânsito e lembrem-se sempre: os maiores cuidam dos menores.

Via: Razões para Acreditar.