ENEM 2018: aplicativos para arrasar em língua portuguesa

(Foto: Unsplash)

É muito comum surgirem dúvidas sobre a língua portuguesa e suas várias regras de aplicação. Um pronome aqui, um verbo ali, conjunções, preposições, adjuntos adnominais, orações subordinadas, vocabulário, gramática…

O primeiro dia de prova do Enem está chegando (o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado dias 4 e 11 de novembro de 2018) e listo aqui alguns aplicativos que podem te ajudar a estudar.

VOLP – Academia Brasileira de Letras

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) é um velho conhecido de quem tem dúvidas sobre a grafia das palavras. Disponível gratuitamente para Android e iOS, a ferramenta traz 381.000 verbetes conforme o acordo ortográfico. Existe também a versão impressa.

(Foto: Deskgram)

Dicionário Dicio

Este aplicativo disponível somente para sistema Android, auxilia na escrita e apresenta a definição de cada termo dentro de um contexto de linguagem formal (ideal para quem precisa utilizar um texto mais rebuscado, sem perder o sentido da mensagem). Com acesso offline, o software vai ser útil para quando você precisar tirar uma dúvida e estiver sem sinal de internet.

Veja como ele funciona:

Michaelis – Guia Prático da Nova Ortografia

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa chegou com a missão de aproximar os países lusófonos por meio do idioma. Por um lado, as novas regras reduzem as fronteiras entre as nações, mas ao mesmo tempo trazem novas dúvidas de gramática, acentuação e pontuação. A ideia do aplicativo, disponível para Android e iOS é justamente reunir todas as mudanças sem exigir que você esteja online.

(Foto: Divulgação)

Dicionário Sinônimos Offline

O Dicionário Sinônimos Offline é um recurso bastante útil para quem estuda ou trabalha com palavras, evitando repetições e enriquecendo o texto com consulta rápida de sinônimos. Apesar de existir uma versão web, a grande vantagem do aplicativo, disponível para Android, é a possibilidade de baixar os resultados e ter acesso offline ao banco de palavras.

(Foto: Divulgação)

Soletramos

O Soletramos usa a internet para conectar os usuários em partidas de soletrar palavras. Com os adversários online, é possível aprender a partir dos próprios erros e dos outros. Simples de usar, o app, disponível só para Android, serve tanto para crianças que estão em fase de desenvolvimento da escrita quanto para pessoas que querem uma forma diferente de estudar.

(Foto: Divulgação)

Gramática de Bolso

O Gramática de Bolso concentra boa parte das dúvidas de português em um só aplicativo, que está disponível para download nos sistemas Android. Com aulas por vídeo, dicas rápidas e conteúdos de autores, o serviço dá conta de temas como morfologia, sintaxe, fonologia e estilística. Para cada explicação, há uma lista dentro do app com as fontes consultadas no tópico. Por mais trivial que pareça, a informação serve para deixar os usuários mais seguros quanto à qualidade e a origem do conteúdo.

(Foto: Divulgação)

Pequeno Dicionário Houaiss

Ao lado do Dicionário Aurélio, o Houaiss é um dos mais importantes dicionários em língua portuguesa. O Pequeno Dicionário Houaiss é uma versão pocket e digital da tradicional publicação. Com cerca de 32.000 termos para busca, o serviço oferece separação de sílabas, indicação de plural e feminino e até algumas informações gramaticais, como classe das palavras, estrutura de orações, crase e pontuação. Disponível para Android e iOS.

(Foto: Richmond)

Pronto!!! Depois desse apanhado de aplicativos, o que não vai faltar são opções para você se adequar. Uma dica é jogar muita palavra cruzada. Já aprendi cada coisa… Ah! Vá com calma, leia devagar, se não souber ou estiver em dúvida sobre alguma questão, pule, faça depois. Boa prova e boa sorte!

Com informações de O Globo, Academia Brasileira de Letras, Dicionário Dicio, Michaelis, Dicionário Sinônimos Offline, Soletramos e Gramática de Bolso.