Informações da saúde pública estão (literalmente) em suas mãos

(Foto: Unsplash)

A maior parte da população brasileira depende do Sistema Único de Saúde (SUS). A tecnologia usada a favor do cidadão – e que, muitas vezes, não está acessível a todos – pode facilitar a consulta de alguns serviços do sistema público. Se você está lendo esse post e conhece alguém (ou até mesmo você) que pode aproveitar a dica, por favor, compartilhe e passe adiante essas informações.

O Meu digiSUS é a nova plataforma móvel e de serviços digitais oficial do Ministério da Saúde, disponível para Android e iOS e oferece:

  • Atendimento SUS •

É possível visualizar os agendamentos de consultas e procedimentos realizados pelo cidadão na atenção básica, média e de alta complexidade (SISREG). O aplicativo permite que os atendimentos sejam avaliados ou, ainda, que o Ministério da Saúde seja informado quando o atendimento não for realizado.

• Minha Saúde •

Mostra as informações gerais do cidadão, como lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular”, lista de vacinas recebidas e outras novidades, dentre as quais se destacam a possibilidade de consultar a posição na lista de transplantes e denunciar o lançamento indevido de medicamentos em seu nome.

  • Serviços de Saúde •

Permite consultar estabelecimentos de saúde próximos a sua localidade ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.

(Foto: Cartão SUS Brasil/ Divulgação)

Como funciona: primeiro passo é manter atualizados os dados no cadastro do Cartão Nacional de Saúde e, para isso, procure uma unidade de saúde mais próxima. A partir daí, o usuário poderá realizar o cadastro no aplicativo seguindo as instruções de acesso.

Com informações da Revista Época e Meu digiSUS.