Melhore a vida de pacientes com fibromialgia com ajuda de aplicativo

(Foto: Unsplash)

Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Em testes realizados com pacientes acometidos pela síndrome, o sistema do ProFibro conseguiu reduzir a severidade dos sintomas em seis semanas. O projeto do aplicativo, disponível apenas para Android (por enquanto), foi desenvolvido no doutorado da fisioterapeuta Susan Lee King Yuan, na Faculdade de Medicina (FM) da USP intitulado Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Promoção de Autocuidado de Pacientes com Fibromialgia.

Segundo Susan, as funcionalidades da ferramenta foram concebidas com base em experiências clínicas e evidências científicas na literatura. Os resultados positivos encontrados em ensaios clínicos demonstram o potencial desse recurso na mudança de comportamento e tratamento de algumas condições crônicas.

Como funciona: o usuário pode aumentar seu conhecimento sobre a fibromialgia e seu tratamento, organizar suas atividades de vida diária, reduzindo a sobrecarga, acompanhar a evolução de seu estado de saúde, experimentar estratégias para melhorar o sono, aprender a lidar com a síndrome junto com seus familiares, iniciar um programa de exercícios físicos, registrar e compartilhar suas experiências com familiares, amigos, colegas e profissionais de saúde. É um recurso complementar ao tratamento convencional, e não deve ser utilizado em substituição ao profissional de saúde!!!

Assista ao vídeo:

Fibromialgia é uma doença séria e precisa de atenção.

Com informações do Jornal da USP e Portal Minha Vida.